
A Daimler Buses (Mercedes-Benz), apresentou no Busworld 2025, novos recursos para o pacote de serviços oferecido por sua submarca OMNIplus na Europa. É o OMNiplus Charge, que agora passa a contar com novos serviços digitais disponíveis em todos os novos ônibus da Daimler Buses (gratuito por três anos em modelos a diesel e por seis anos em modelos elétricos). Entre os destaques, no novo Mercedes-Benz eINTOURO, por exemplo, será possível atualizar o software remotamente, via internet (over-the-air), o que elimina a necessidade de visitas à oficina. Outro serviço estreante é o Geofencing, um controlador de velocidade que permite ao operador de frota definir zonas com limite máximo de velocidade. Novidade também é o recurso de monitoramento de bateria dos ônibus elétricos, com informações detalhadas sobre o estado e recomendações para uso correto e preventivo, além do acompanhamento do status de garantia, este um serviço gratuito que mantém os operadores atualizados e ajuda a evitar violações que possam comprometer a cobertura.
Parte do ecossistema da eletromobilidade
Como explicou Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o OMNiplus Charge é o equivalente ao que a marca já oferece no Brasil com o Fleet Bus, que faz gestão completa da frota em tempo real, inclusive o monitoramento do uso da bateria. “Esse detalhe é fundamental, por exemplo, para que a bateria atinja o ciclo de vida completo projetado para ela. As baterias que utilizamos em nossos modelos no Brasil contam com durabilidade garantida de 8 anos, por isso precisamos acompanhar o uso para dar suporte ao cliente e também garantir que ele cumpra o que foi previsto.” Na prática, isso mostra que a Mercedes-Benz está consciente que é preciso entregar ao seu cliente toda a infraestrutura necessária para quem adquire um veículo de transporte elétrico. “Não vendemos mais só um produto, agora somos parte responsável do ecossistema da eletromobilidade; nosso atendimento é da porta da garagem para fora, e da porta da garagem para dentro”, destaca Walter. Isso começa na análise de viabilidade e passa pela instalação de carregadores, sistemas de gerenciamento de carga, armazenamento de baterias, chegando até a manutenção e assistência técnica especializada.

O sistema de gestão de frotas de ônibus FleetBus é oferecido como item de série em toda a linha de ônibus urbanos, rodoviários e elétricos da Mercedes-Benz do Brasil, inclusive o elétrico eO500U. Ele permite monitoramento em tempo real dos veículos, com funcionalidades como diagnóstico de falhas, eventos geolocalizados, análise do comportamento do veículo e do motorista, monitoramento do consumo de combustível e geração de relatórios para otimização da operação da frota. Na Alemanha, como lembra Walter, agora o OMNiplus tem uma vantagem com o Geofenceing, o recurso que permite limitar a velocidade do ônibus de forma remota conforme a região. “Em nosso caso, oferecemos essa ferramenta, mas de forma passiva, porque o sistema faz o monitoramento e age como se falasse assim: olha, você excedeu a velocidade aqui, então vamos reduzir para manter a segurança. Mas, certamente, em breve teremos algo parecido também”
*Viagem a convite da Mercedes-Benz do Brasil